Sumários

Aula 8 - 3D Game Gameplay, Player Game Object, Camera Follow

31 Março 2025, 09:30 Paulo Jorge Medeiros Novo Neves


Cuidados a ter no rig do modelo 3D e na exportação do Maya para o Unity.

Planeamento do gameplay.
Criação do Player como Game Object.
Camera follow.

Aula 7 - Moedas, Pontuação, End Flag, Menu

24 Março 2025, 09:30 Paulo Jorge Medeiros Novo Neves


Criação e programação dos collectables (moedas).

Score UI.
End Flag - programação.
Criação de Nível 2 e transições entre Nível 1 e Nível 2.
Menu - botões de Start e Quit.


Aula 6 - Níveis, inimigos e Game Over

17 Março 2025, 09:30 Paulo Jorge Medeiros Novo Neves


Player - Deteção de solo (ground detection).

Player: flip right e flip left.
Camâra segue Player.
Construção de um nível com recurso a Tilemap.
Programação do inimigo.
Programação de Game Over.

Aula 5 - Introdução ao Unity Game Engine: setup, cenários e Player

10 Março 2025, 09:30 Paulo Jorge Medeiros Novo Neves


Planeamento do Gameplay.

Gameplay Loop.
Setup da cena no Unity.
Importação de spitesheets. Divisão de spritesheets.
Coliders.
Scripts para movimento do Player.

Aula 4 - Animação de personagem e gameplay

24 Fevereiro 2025, 09:30 Paulo Jorge Medeiros Novo Neves


Animação de personagem: aspetos a considerar. 

Aspetos técnicos e de performance.
Aspetos de expressividade.
Aspetos de estilo e consistência.
Aspetos de jogabilidade e feedback ao jogador.
Diferenças entre animação 2D e 3D.
Introdução ao Aseprite e ao Autodesk Maya.
Criação de Spreadsheet e bake animation para o Maya.