Sumários
Aula 4 - Animação de personagem e gameplay
24 Fevereiro 2025, 09:30 • Paulo Jorge Medeiros Novo Neves
Animação de personagem: aspetos a considerar.
Aspetos técnicos e de performance.
Aspetos de expressividade.
Aspetos de estilo e consistência.
Aspetos de jogabilidade e feedback ao jogador.
Diferenças entre animação 2D e 3D.
Introdução ao Aseprite e ao Autodesk Maya.
Criação de Spreadsheet e bake animation para o Maya.
Aula 3 - Design de níveis e design de personagem
17 Fevereiro 2025, 09:30 • Paulo Jorge Medeiros Novo Neves
Design de níveis.
Estrutura e fluxo de níveis.
Como desenhar um nível?
Layout do design de níveis.
Design de personagens.
Fundamentos do Character Design.
Desenvolvimento visual e narrativo.
Interação com o gameplay.
Equilíbrio entre estética e funcionalidade.
Técnicas e ferramentas.
Aula 2 - Análise funcional do jogo
10 Fevereiro 2025, 09:30 • Paulo Jorge Medeiros Novo Neves
Perfis de jogadores -Tipologia de Bartle.
Jogadores Casuais vs. Hardcore.
Gameplay e Storytelling.
Play as You Learn (PYL).
Progressão Linear, Progressão Não-Linear, Progressão Emergente.
Mecânicas de jogo e interação.
Game Design Document (GDD).
Aula 1 - Introdução ao Design de Jogos
3 Fevereiro 2025, 09:30 • Paulo Jorge Medeiros Novo Neves
Elementos básicos de um jogo: gameplay, narrativa, estética, tecnologia.
Áreas do Design de Jogos.
Importância do design centrado no jogador.
Evolução dos jogos digitais - marcos históricos.
Principais géneros de jogos e suas características.
Perfis de jogador.
Tipologia de Bartle.