Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Marketing
Departamento / Department
Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
·
Objetivos Gerais / Objectives
Este curso tem como objetivo dotar os alunos com uma compreensão abrangente dos princípios de design de serviços, integrados com a estratégia de marketing e inovação empresarial. Os alunos explorarão conceitos básicos de marketing adaptados para contextos de serviços, analisarão o comportamento do consumidor em ambientes de serviços e aplicarão o design thinking para aprimorar as estratégias de marketing.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
• (OA1) Identificar os princípios fundamentais do design de serviços e sua integração com as estratégias de marketing e inovação empresarial. • (OA2) Investigar o comportamento do consumidor em ambientes de serviços, identificando as particularidades e desafios únicos associados a esses contextos. • (OA3) Aplicar técnicas e metodologias de design thinking para desenvolver estratégias de marketing inovadoras e orientadas para o cliente em um contexto de serviços. • (OA4) Validar os conhecimentos teóricos através de estudos de casos práticos para desenvolver habilidades de resolução de problemas e tomada de decisões relacionadas ao design de serviços e marketing. • (OA5) Elaborar projetos e atividades em grupo, demonstrando habilidades de comunicação, liderança e trabalho em equipa no contexto do design de serviços e marketing.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
(P1) Fundamentos de Design de Serviços e Marketing • Princípios de Design de Serviços • Introdução às estratégias de marketing em serviços (P2) Comportamento do Consumidor e Design Thinking em Serviços • Comportamento do consumidor em serviços • Integração do Design Thinking nas estratégias de marketing (P3) Planos Estratégicos de Marketing para Serviços • Planos Estratégicos de Marketing para Serviços • Desafios em marketing de serviços (P4) Estruturas de inovação e impacto tecnológico • Estruturas de Inovação para Serviços • Impacto da tecnologia no design e marketing de serviços (P5) Inovação de serviços sustentáveis e práticas éticas • Promoção da inovação de serviços sustentáveis e éticos • Práticas responsáveis em serviços (P6) Projeto: • Estratégia de marketing num negócio de serviços
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Os conteúdos programáticos teóricos em P1 encontram-se associados ao OA1, que refere a identificação dos fundamentos de Design de Serviços e Marketing. Os conteúdos programáticos teóricos em P2 encontram-se associados ao OA2 e OA3, que investiga o comportamento do consumidor e aplica técnicas e metodologias de design thinking. Os conteúdos programáticos teóricos em P3 e P4 encontram-se associados ao OA3 e OA4, que refere técnicas e metodologias de design thinking, bem como habilidades de resolução de problemas. Os conteúdos programáticos teóricos em P5 encontram-se associados ao OA4, pela validação dos conhecimentos teóricos adquiridos através de estudos de caso. Os conteúdos programáticos teóricos em P6 encontram-se associados ao OA5, através da elaboração de projectos e actividades em grupo.
Avaliação / Assessment
Avaliação ao longo do semestre: - Participação individual nas aulas (20%); - Apresentação e discussão individual do trabalho de grupo (30%); - Relatório do trabalho de grupo (50%); Esta UC não prevê a avaliação por exame.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
• Expositiva: apresentações teóricas dos conceitos fundamentais do design de serviços, estratégias de marketing e inovação empresarial. • Ativa: Análise e discussão de estudos de caso reais e fictícios, permitindo aos alunos aplicar os conceitos teóricos aprendidos a situações práticas e contextualizadas. • Demonstrativa: Exercícios práticos e projetos de design thinking, nos quais os alunos poderão aplicar técnicas de ideação e prototipagem para desenvolver soluções inovadoras para desafios específicos de marketing em serviços. • Ativa: Projetos colaborativos em grupo, nos quais os alunos terão a oportunidade de trabalhar em equipe para resolver problemas complexos, promovendo habilidades de comunicação, liderança e colaboração. • Participativa: Debates e discussões em sala de aula sobre tópicos relevantes, incentivando os alunos a compartilhar as suas perspectivas, experiências e insights sobre questões relacionadas ao design de serviços e marketing.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
A metodologia adotada contribui para o desenvolvimento das noções necessárias aos raciocínios de análise crítica desejáveis como também permitirá um enriquecimento da turma com os contributos específicos de cada estudante. A elaboração do trabalho de grupo permitirá a integração entre o domínio teórico e a sua aplicação na prática e visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objetivos de aprendizagem, pelo que, na grelha a seguir, apresenta-se as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respetivos objetivos. Metodologias de ensino-aprendizagem (MEA) Objetivo de aprendizagem (0A) 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência (todos) 2. Participativas, com análise e discussão de exercícios práticos (OA3, OA4, OA5). 3. Ativas, com realização de trabalhos individuais e de grupo (todos) 4. Auto-estudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno (todos).
Observações / Observations
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Bibliografia Principal / Main Bibliography
Trott, Paul, Innovation Management and New Product Development, 7th Edition, 2022, Pearson Education, Kotler, P., Kartajaya, H., Setiawan, I., Marketing 5.0: Technology for Humanity, 1st Edition, 2021, John Wiley & Sons, USA, Loureiro, S. M. C., Romero, J., & Bilro, R. G. (2020). Stakeholder engagement in co-creation processes for innovation: A systematic literature review and case study. Journal of Business Research, 119, 388-409.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Loureiro, S. M. C., Japutra, A., Molinillo, S., & Bilro, R. G., Stand by me: analyzing the tourist–intelligent voice assistant relationship quality, 2021, Loureiro, S.M.C., Japutra, A., Molinillo, S. and Bilro, R.G. (2021), ""Stand by me: analyzing the tourist?intelligent voice assistant relationship quality"", International Journal of Contemporary Hospitality Management, Vol. 33 No. 11, pp. 3840-3859., https://doi.org/10.1108/IJCHM-09-2020-1032 Qu, Y., & Mardani, A. (2023). Market orientation, technological opportunity, and new product innovation performance. Journal of Business Research, 162, 113841. Arunachalam, S., Ramaswami, S. N., Patel, P. C., & Chai, L. (2022). Innovation-based strategic flexibility (ISF): Role of CEO ties with marketing and R&D. International Journal of Research in Marketing, 39(3), 927-946.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-07-25