AVALIAÇÕES


Para criar ou gerir as avaliações, clique em "Avaliações/Pautas" no menu Docente -> Gestão.



Para criar um novo momento de avaliação clique em "Criar Avaliação".

Os valores possíveis para as avaliações são os seguintes:

  • NA (Não Avaliado)

Este tipo de classificação deverá ser utilizado quando não se dispõe de nenhum dos elementos avaliativos previstos para o aluno.


Por elemento avaliativo, entenda-se qualquer instrumento de avaliação, onde se incluem por exemplo projetos, trabalhos individuais ou em grupo, testes intercalares, frequências, ou exames.

Esta classificação indica que o aluno inscrito na UC não a frequentou efetivamente (ou frequentou-a de forma manifestamente marginal).


  • RE (Reprovado)

Este tipo de classificação deverá ser utilizado quando o aluno não reúne os requisitos exigidos para aprovação à UC, independentemente do valor resultante do cálculo da nota final de acordo com a fórmula estabelecida.

Os requisitos prendem-se com a forma e regras de avaliação da UC, as quais podem por exemplo definir notas mínimas em frequências ou exames, implicar a realização obrigatória de trabalhos ou apresentações, ou exigir um número mínimo de presenças nas aulas.

Ao contrário da atribuição de NA, a classificação de RE indica que o aluno foi avaliado em pelo menos um elemento avaliativo da UC.

  • Número Inteiro [0-20]

Este tipo de classificação deverá ser utilizado quando o aluno cumpre os requisitos exigidos para aprovação à UC (não corresponde a NA nem a RE), independentemente de conseguir obter um valor de nota final que resulte na sua aprovação.

O valor inteiro terá que estar no intervalo [0, 20], sendo que o aluno é considerado aprovado à UC quando a classificação é igual ou superior a 10, ou reprovado caso contrário.






Introduza os dados relativos ao instrumento de avaliação a utilizar. Quando terminar, clique em "Criar".






O instrumento de avaliação ficou registado no Fénix+. Pode corrigir ou alterar os dados associados ao mesmo clicando nos links "Editar", ou lançar as notas clicando em "Alunos".




Pode efetuar o lançamento das notas de duas formas: importando um ficheiro Excel clicando no botão "Importar Notas (ficheiro Excel)" ou da forma mais tradicional, através do botão "Avaliar Alunos".






Se optar por importar um ficheiro de Excel, tenha em atenção que ele deve ter, nas primeiras três colunas (A, B e C), o número do aluno, o nome do aluno e a nota atribuída. As restantes colunas serão ignoradas, pelo que as poderá utilizar para o que lhe for conveniente.

Caso não deseje criar de raiz um novo ficheiro, sugere-se a exportação da pauta "vazia" com o botão "Exportar" e a edição do ficheiro Excel descarregado. Deverá ser feita inserção da nota na terceira coluna, após o número e o nome do aluno.



Quando terminar, guarde o ficheiro e clique em "Importar Notas (ficheiro Excel)".
Carregue o seu ficheiro em "Upload" e clique em "Submeter" quando terminar.





Caso prefira registar as notas da forma tradicional, faça-o nas caixas respetivas e clique em "Guardar" quando terminar. Pode também exportar as notas para um ficheiro em Excel.