Processo de Matrícula/ Inscrição

Para dar início ao seu processo de matrícula, deverá, no menu 'Aluno', selecionar a opção "Processos de Inscrição".





De seguida, clique em "Iniciar Processo":



É apresentada a síntese dos passos a seguir no processo. 




Clique no botão "Avançar":




Preencher todas as informações complementares.
No final, clique em "Guardar" seguido de "Avançar".




A seguir ser-lhe-á pedido que confirme a sua informação fiscal. Se estiver correta, assinale a checkbox.

Clique em "Avançar" ou "Retroceder" e para regressar ao passo anterior.


Seguidamente, verifique e preencha os dados relativos ao seu agregado familiar e à sua situação profissional. Clicar nas setas no lado direito das listas pendentes permite-lhe fazer scroll pelas opções disponíveis. Clique em "Guardar".





Quando terminar clique em "Avançar" .

Preencha toda a informação complementar sobre percurso escolar/ académico.  


Clique em "Avançar" para prosseguir


No ecrã seguinte, submeta um comprovativo de morada e uma cópia digitalizada do seu cartão de cidadão. Para o efeito, selecione "Formulários" seguido de "Documentos para matrícula/inscrição"


Na janela que se abre, deverá fazer o upload dos documentos.



Após certificar-se de que anexou os ficheiros corretos, pode fechar a janela e clicar em "Submeter" no ecrã anterior. Tenha em atenção que esta ação não pode ser revertida, nem mesmo clicando em "Retroceder". Após submeter os documentos pode avançar para o passo seguinte.





A seguir, forneça os dados relativos às suas qualificações anteriores à colocação no ISCTE-IUL, e clique em "Guardar" .

De seguida clicar em "Avançar".

Neste passo poderá pedir o estatuto de necessidades educativas específicas. Preencha toda a informação obrigatória e clique em "Submeter".

Confirme a sua submissão. Poderá consultar o pedido em myFenix->Serviços->Requerimentos.


 
Neste ecrã poderá consultar as instruções de inscrição. Pode avançar para o passo seguinte.




Confirme no passo anterior e no seu plano de estudos se o seu curso prevê optativas. Se afirmativo, veja mais abaixo como  efetuar a respetiva escolha.



Neste passo deverá selecionar a turma consoante o horário do seu curso, e em seguida clicar em "Avançar".


Consultar as Unidades Curriculares para cada um dos semestres e escolher as respetivas optativas. Poderá mudar de semestre no canto superior direito e efetuar os passos seguintes para ambos os semestres. 


Na janela que se abre, deverá escolher o curso e as unidades curriculares em que pretende inscrever-se.




Neste ecrã deverá escolher a turma, tendo em conta a sobreposição de aulas. Poderá consultar a sobreposição de aulas no horário abaixo.
 



Após completar todos os passos deverá clicar em "Avançar" para prosseguir.


Confirmar se o total de créditos ECTS inscrito corresponde ao indicado, caso contrário deverá clicar no botão "Retroceder" e efetuar as inscrições em falta.
De seguida clicar em "Avançar".


No ecrã seguinte são exibidas as Unidades Curriculares em que se encontra inscrito. Este ecrã é meramente informativo. Pode avançar para o passo seguinte.



No ecrã seguinte, é-lhe solicitado que autorize o ISCTE-IUL a partilhar alguns dados com a Caixa Geral de Depósitos (CGD), entidade responsável pela emissão do seu cartão de estudante. Caso não pretenda abrir conta na CGD, selecione a primeira opção. Caso contrário, selecione a opção do lado direito. Quando terminar, clique em "Avançar".



É-lhe mostrada a informação relativa à propina a pagamento. Tome nota e clique em "Avançar".



Por último, deverá confirmar a matrícula e clicar em "Finalizar". Ao fazê-lo, são descarregados o Comprovativo de Inscrição e a declaração para o passe sub23. Não se esqueça de ativar a sua conta ISCTE-IUL para poder aceder aos sistemas da instituição.





PARABÉNS! FAZ PARTE DA COMUNIDADE ISCTE-IUL!

Será redirecionado para a página de ativação da sua conta ISCTE-IUL. Depois de a ativar deverá responder a um pequeno inquérito. A resposta é obrigatória.

Se não o preencher de imediato, será periodicamente alertado para a necessidade de o fazer. Poderá responder mais tarde em "myFénix -> Serviços -> Inquéritos".