Perguntas Frequentes


Como criar um sumário?
Pode consultar aqui o passo a passo para a criação de um sumário.

Como verificar a assiduidade de estudantes?
Pode consultar aqui o passo a passo para a consulta de assiduidade. 

Como criar uma aula de substituição?
Pode consultar aqui o passo a passo para a criação de uma aula de substituição. 

Como consultar informação de estatutos dos estudantes?
Pode consultar aqui o passo a passo para consulta de informação de estatutos dos estudantes.

Como ver o meu horário(docente)?
Pode consultar aqui o passo a passo para consulta do horário.

Como lançar uma pauta?
Pode consultar aqui o passo a passo para criação de pautas.

Não consigo finalizar a pauta aparece o erro "A pauta expirou", como devo proceder?
A data limite de lançamento da pauta foi ultrapassada. Deverá contactar os SGE para que os mesmos  aumentem a data limite de lançamento da pauta.

Como posso assinar a pauta digitalmente?
Pode consultar aqui o passo a passo para assinar a pauta digitalmente.

Quando as notas ficam disponiveis aos estudantes?
Após o estado da pauta ser "Confirmada" as notas ficam disponiveis automaticamente.

Como posso criar um planeamento de aulas?
Pode consultar aqui o passo a passo para criação de planeamento de aulas.

Como marcar presença de estudantes manualmente?
Pode consultar aqui o passo a passo para marcação de presenças manualmente. 

Como consultar  ficha de unidade curricular?
Pode consultar aqui o passo a passo para consultar ficha de unidade curricular. 

Como submeter proposta de alteração de ficha de unidade curricular? 
Pode consultar aqui o passo a passo para submeter proposta de alteração de ficha de unidade curricular.

Tenho a Chave Móvel Digital ativa mas a assinatura digital não. Posso ativar a assinatura digital em casa?
Sim, mas apenas se tiver um leitor de cartões. Caso contrário apenas presencialmente num balcão da Loja do Cidadão.

2- Iniciar Sessão;
3- Área Reservada;
4- A minha CMD;
5- Dados da Chave Móvel Digital → Assinatura Digital → Editar;
6- Confirme o estado Ativo, coloque o PIN atual da assinatura digital e atribua um novo PIN para a assinatura digital. Confirme o código que recebeu no telemóvel;
7- Após a validação pelo código verique que o estado da Assinatura Digital permanece como Ativo.

Tenho leitor de cartões e não tenho a Chave Móvel Digital ativa. Posso assinar e confirmar  pautas no Fénix?
Não. A partir da última atualização ao sistema só ficou possível assinar digitalmente as pautas através da Chave Móvel Digital.

Tenho a aplicação móvel Autenticação.gov instalada no meu smartphone. Recebo  os códigos para validar a autenticação e as assinaturas na aplicação e recebo SMS?
Com a aplicação instalada recebe, por padrão, os códigos por notificação no telemóvel ou acedendo à aplicação. Em todo o caso pode sempre solicitar  o envio dos códigos por SMS.


Tenho a Chave Móvel Digital ativa com o número de telemóvel e com o email. Posso utilizar o email para assinar digitalmente as pautas de avaliação?
Não. A ferramenta de assinatura digital no Fénix apenas permite a utilização do número de telemóvel.

Estou a colocar dados e códigos de acesso pessoais(PIN) no Fénix. É seguro?
Sim. O Fénix utiliza a API e a ferramenta de assinatura digital fornecida e validada pela AMA, pelo que cumpre todos os requisitos de segurança e confidencialidade de dados.

Posso corrigir pautas de avaliação recorrendo à Chave Móvel Digital?
Sim. Pode fazer um pedido de Reabertura da pauta através do Fenix+ e corrigir a pauta, assinando novamente com a Chave Móvel Digital.

Realizei o teste de assinatura com sucesso mas ao abrir o documento este diz-me "Validity Unknown". Algo correu mal e tenho de repetir o processo?
Não precisa de repetir o processo. O que acontece é que ao abrir o documento é necessário que na sua ferramenta de leitura de PDFs reconheça e confie no certificado da assinatura. Seja nas propriedades do documento ou da própria ferramenta, é uma questão de aceitar o certificado e o documento ficará correto.

A assinatura digital através da Chave Móvel Digital também se aplica a atas de Mestrado e Doutoramento?
 Não. A assinatura digitalcom Chave Móvel Digital apenas está disponível para as pautas de avaliação.

Tenho a Chave Móvel Digital ativa, utilizo regularmente na autenticação/assinatura digital em diversos portais, mas não estou a   receber os códigos por SMS na funcionalidade do Fénix. Há algum problema com o meu número/telefone?
Não. Se não está a receber a SMS com o código no Fénix é porque tem ou já teve a aplicação Autenticação.gov instalada no telemóvel.

– Se está instalada, recebe o código por notificação.
– Se desinstalou a aplicação Autenticação.gov não vai receber os códigos por SMS porque é padrão do sistema Autenticação que os códigos cheguem via aplicação após esta já ter sido instalada uma vez.

Resolução:

1 – Pode optar por instalar novamente a aplicação Autenticação.gov;
2 – Desativar a funcionalidade de envio de códigos pela aplicação.
Procedimento para a opção2:

2 – Iniciar Sessão;
3 – Área Reservada;
4 – A minha CMD;
5 – Dados da Chave Móvel Digital → Aplicação Móvel→ Editar:
6 – Selecionar Receber Código via SMS Guardar

As minhas credenciais estão corretas (Identificador e PIN) mas estou a obter de códigos errados. 
Autenticar com recurso à Chave Móvel Digital não é sinónimo de que possa assinar digitalmente documentos com recurso à mesma. 
Deve verificar se tem a "Assinatura Digital" ativa em  https://www.autenticacao.gov.pt/ .